segunda-feira, 28 de março de 2011

Sicilia, a ilha da caponata

Em fevereiro deste ano estivemos na Sicilia durante 5 dias e passamos por Catania, Taormina e Cefalú. No desembarque em Palermo tivemos a primeira surpresa positiva: Arancino. Tem a aparência de uma coxinha de galinha, mas é um bolinho de arroz recheado com carne e molho vermelho. Uma delícia! Alugamos um carro e chegando em Catania, cidade de bastante movimento noturno e queríamos provar algum prato de massa que fosse típico da cidade. Encontramos um restaurante bem simpático, aonde os funcionários eram apaixonados por futebol, falantes e amáveis como a maioria do pessoal do sul da Itália. Lá nos deparamos com um prato espetacular: Raviolis com peixe espada. Massa al dente, molho de tomate forte e ingredientes frescos é o segredo da pasta italiana. Na televisão vimos o Napoli abrir o placar contra o modesto time do Catania e toda a simpatia dos funcionários terminou instantaneamente No dia seguinte fomos no mercado da cidade, onde podemos ver o nosso amigo peixe espada e outras diversas maravilhas gastronômicas da ilha, com destaque para os queijos e os frutos do mar.
vista do Castelmola
Isola Bella, vista do Castelmola, em Taormina

Taormina é parada obrigatória para quem vai à Sicilia. Após o belo passeio por estradas sinuosas e entrar na cidade, a visita ao teatro grego nos proporciona vistas ainda mais espetaculares, assim como o Castelmola, no alto de uma montanha. Ficamos encantados com a beleza da cidade e das praias, com as pizzas e com a grande estrela da ilha: O vulcão Etna, o maior da Europa? Não, exatamente. Pra mim o grande destaque é a Caponata Siciliana, um prato feito à base de berinjela, pimentão, azeitonas e tomate. Outra obrigação para quem visita a Sicilia é experimentar outro prato feito com berinjela, a Parmigiana.
Parmigiana e Caponata


Dica de Hotel: Continental Taormina. Bom preço, pessoal muitíssimo simpático, está a poucas quadras das principais atrações e tem uma vista espetacular.

No caminho de volta para Palermo, contornamos todo o Nordeste da maior ilha do mar Mediterrâneo, passando por belas paisagens dos mares Jônico e Tirreno. Nos haviam recomendado visitar as ilhas eólicas, especialmente a maior delas, Lipari, porém o mal tempo não nos permitiu. Paramos então em Cefalú, uma linda cidadezinha de pescadores  aonde seguimos desfrutando da gastronomia local e da simpatia do povo siciliano.

Arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário